top of page

Você, praticamente de atividade física, duvido não ter ouvido falar da famosa proteina,  tão comentada  por profissionais da área da saúde e por praticantes de atividades físicas. Ouço muitas baboseiras sobre esse macronutriente. 

Passarei a informação correta(de acordo com estudos e livros de biologia) dividindo esse texto em duas partes. PARTE 1- FUNÇÕES, PARTE 2- QUEBRANDO ALGUNS MITOS COM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS:

FUNÇÕES:

) Reparam proteínas corpóreas gastas (anabolismo), resultantes do contínuo desgaste natural (catabolismo) que ocorre no organismo;
2) Constroem novos tecidos;
3) Fonte de calor e energia (fornecem 4 Kcal por grama);
4) Contribuem para diversos fluídos e secreções corpóreas essenciais, como leite, esperma e muco;
5) Transportam substâncias;
6) Defendem o organismo contra corpos estranhos (anticorpos contra antígenos);
7) Exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo (hormônios);
8) Catalisam reações químicas (enzimas).

 

Visto todas essas funções, vamos refletir sobre o assunto: Você acha que o corpo está preocupado em utilizar proteina para fazer você ficar gigante ou para as funções de sobrevivência(as listadas acima)?Não fique chateado, mas a resposta é sobrevivência. É por isso que perdemos massa magra ao longo do dia, mesmo quando estamos parados,  se não está entrando proteina de fora,(pela alimentação), o corpo começa a quebrar massa muscular. Com esse racícionío, fica fácil  entender  porque não se pode faltar proteinas quando o assunto é ganhar massa muscular ou mantê-la.

 

PARTE 2- QUEBRANDO ALGUNS MITOS

1-) Se eu comer proteinas desenfreadamente, vou ficar gigante?
NÃO."Em estudo prospectivo observacional foram investigados seis atletas do sexo masculino, praticantes de musculação, em que a oferta proteica de 2,5g/kg de peso/dia não trouxe benefícios adicionais a 1,5g/kg/dia para aumentar o fluxo e a síntese proteica, bem como a positivação do balanço nitrogenado"(Menon Daiane et al,2012)

COMENTÁRIO: Esse é apenas um estudo, eu gosto da proporção de 2g por kg corporal para ganho de massa magra, porque esta é uma faixa que não tem comprovação de riscos e é garantido um bom resultado. Também tenho como argumento  que se uma dieta é baixa em proteinas, é necessário aumentar outros macronutrientes e normalmente esse aumento pode não ser adequado para o indivíduo,podendo gerar um acúmulo de gordura, por exemplo.

 

2-Excesso de proteinas danificam os rins?

NÃO. Ainda não existe nenhum artigo que comprove que proteina em excesso danifique os RINS EM PESSOAS SAUDÁVEIS. Ainda faltam estudos a longo prazo sobre esse assunto, MAS , HOJE não se pode afirmar que dieta hiperproteica danifica os RINS. Sabemos que a ciência vive nos surpreendendo. Sempre gosto de indificar o consumo de 1,5 à 2g por kg, também não vejo necessidade para ultrapassar esse consumo, apenas em dietas ou casos específicos.

 

"Eisenstein et al. concluíram, em um estudo de revisão, que existem poucas evidências do efeito deletério da dieta com maior proporção ou quantidade de proteína na função renal, mas sugerem precaução em relação ao uso destas dietas em indivíduos com evidências de doença renal, diabéticos e com histórico de nefrolitíase. Estudos mais recentes, que avaliaram o efeito da maior ingestão protéica na função renal de indivíduos em curto prazo (10 e 6 semanas, respectivamente), não encontraram diferença nesta função, quando os resultados foram comparados aos obtidos de indivíduos com menor ingestão protéica"(Pedrosa Graça et al,2009)

 

Alimentos fonte de proteina: Frango, ovo, carne,peixe,leite e derivados, soja,amendoin,ervilha, entre outros.

 

REFERÊNCIAS :

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732009000100010&script=sci_arttext

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000100001

 

http://www.todabiologia.com/saude/funcoes_proteinas.htm

 

http://www.nutricaoativa.com.br/arquivos/monografia4.pdf

 

PROTEINAS - IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES

bottom of page