top of page

Cafeina

A cafeina é ulilizada ha muito tempo, tanto por motivos culturais, sociais e como objetivo de melhora no rendimento. A cafeina é um estimulante comum, barato, facilmente encontrado e com muitos artigos que comprovam sua eficacácia em relação ao esporte.
Então vamos para o ponto chave desse texto, quais os mecanismos e benefícios da cafeina?

 

Ação Estimulante :

Os compostos da cafeina se diferenciam pela potência de suas ações farmacológicas sobre o sistema nervoso central (SNC), produzindo certo estado de alerta de curta duração (Altimari e colaboradores, 2006; Silva, 2003)

 

Explicação : Devido ao seu efeito estimulante  no cerébro, a cafeina pode reduzir fadiga associada ao longo periodo de exercícios.

 

Melhora no rendimento -maior mobilização de ácidos graxos , poupando assim glicogênio:

A cafeina possui uma capacidade de intensificar a mobilização de ácidos graxos e dessa forma, conservar as reservas de glicogênio. (Almeida Camila et al, 2009).

 

Comentário explicativo: Por que é bom poupar glicogênio? Glicogênio é a forma como a glicose é armanezada .  Quando precisamos, um hormônio chamado glucagon faz com que o corpo quebre glicogênio e libere glicose na corrente sanguínea. Caso o exercício seja de alta intesidade e necessite de muita glicose, poupar o glicogênio pode ser essencial para um maior desempenho, porque além de queimar gordura, terá um estoque preservado e poderá ser utilizado por mais tempo antes de se esgotar.

 

Cafeina e emagrecimento:

Seus efeitos ocorrem no SNC(sistema nervoso central). Quando consumida  nas dosagens de 2mg\kg), a cafeina pode provocar aumento no estado de alerta, diminuição do sono, alivio da fadiga, aumento da respiração , aumento da frequência cardiaca, aumento do metabolismo e aumento da diurese, em dosagens altas, pode causar tremores e desidratação. (Braga e colaboradores, 2000; Silva, 2003; Fett, 2000)”

 

Comentário:Por aumentar o metabolismo, ela ajuda a queimar mais kcal e consequentemente pode ocorrer uma perda de peso. Outro motivo da cafeina ajudar na perda de peso, é a relação de intensificar a mobilização de gorduras para ser utilizada como energia, mas lembre-se , para a gordura ser utilizada como energia, você precisa estar gastanto energia, certo? Não adianta comer várias “besteiras” e, tomar seu café e esperar que ocorra queima de gordura.

 

Cafeina e toxicidade(referência antiga)-

“A ingestão de altas doses de cafeína (10-15 mg/Kg de peso corporal) não é recomendada, pois as concentrações plasmáticas de cafeína podem alcançar valores tóxicos de até 200 mm (Altimari e colaboradores, 2001).

 

DOSAGENS:
Dosagens recomendadas é de 3 a 6mg por KG. Ou seja, se você tem 70 kg e vai utilizar 3mg por kg é só fazer 70X3 = 210 mg. A dosagem vai depender de como você responde a cafeína.

OBSERVAÇÃO 1: Não adianta tomar café com açucar e esperar que ocorra perda de peso. O açucar libera um hormônio chamado insulina que ajuda na síntese de gordura. Sugiro tomar café puro.

OBSERVAÇÃO 2- Como dito, o café pode atrapalhar seu sono, e ter uma noite boa de sono é essencial para aumentar seu desempenho e queima de gordura(devido a hormônios liberados durante e  sono e pelo descanso). Caso você tenha problema de sono com o café, tome de manhã.

 

Referências:
http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/viewFile/117/115

http://www.efdeportes.com/efd191/efeitos-de-cafeina-na-performance-desportiva.htm

http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n1/20.pdf

http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2010/RN1804/228%20ensaio.pdf

bottom of page