top of page

QUERANDO PRECONCEITOS - texto de um não vegano sobre o veganismo:
Como todos sabem, sou um nutricionista formado. Na faculdade  poucos vemos sobre esse estilo de vida que recebe cada vez mais adeptos. Como eu quero estar preparado para todos os públicos, resolvi entrar em um grupo de veganos para me informar a respeito do veganismo. Quando entrei no grupo, fiquei surpreso com o que vi. Na sexta – feira, os participantes do grupo postam fotos de seus corpos e vídeos de desempenhos no esporte, sinceramente, pensei encontrar pessoas desnutridas  devido a dificuldade da ingestão de proteinas e das dificuldade em atingir kcal, foi exatamente o contrário.  Vi pessoas com corpos sensacionais,boa qualidade muscular e mostrando um ótimo desempenho em seus esportes. Então, fiquei ainda mais empolgado para me “aventurar” nesse estilo de vida  e trago pra vocês algumas informações- O QUE É VEGANISMO, MAIORES DIFICULDADES E TEXTO PARA REFLETIR.

Não temos como começar a falar do veganismo sem antes explicar o que é veganismo:
O QUE É O VEGANISMO?

Resumidamente, o vegano tem como filosofia, excluir de suas atitudes, todas as formas de exploração e crueldade aos animais, seja na alimentação ou na utilização de produtos que provém de animais(cosméticos, roupas ,materias de limpeza , por exemplo), ou seja, um movimento a respeito dos direitos dos animais.

DIFICULDADE PROTEICA:

Sempre achei que uma grande dificuldade dos veganos era atender as necessidades de proteinas , porém alguns estudos dizem que esse estilo de vida, atende  aos padrões(claro, não são todas as pessoas que atingem a necessidade, depende de suas escolhas alimentares,porém a maioria atinge as quantidades:

 

Retirado de um artigo, SLYWITCH ERICK diz: “ As crianças veganas podem ter necessidade protéica ligeiramente maior que as não veganas (como as ovolactovegetarianas e as onívoras) devido à diferença de digestibilidade e da composição de aminoácidos das proteínas vegetais, mas esta necessidade protéica é atendida quando a dieta contém calorias suficientes e uma pequena diversidade de alimentos vegetais (Millward 1999, Messina e Mangels 2001, Food and Nutrition Board 2002).
 

A ingestão média de proteínas das crianças vegetarianas (inclusive as veganas) costuma obedecer ou exceder às recomendações, embora as crianças vegetarianas possam consumir menos proteína que as não vegetarianas (Nathan e cols 1996, Sanders e Manning 1992).

OPÇÕES DE ALIMENTOS RICOS EM PROTEINA PARA VEGANOS- AMENDOIN,GRÃO DE BICO,SOJA,LEVEDO DE CERVEJA, ERVILHA, COMBINAÇÃO ARROZ FEIJÃO(LISINA E METIONINA),SEMENTE DE ABOBORA,LENTILHA...
Com uma boa combinação de aminoácidos, é possível sim um bom resultado em questão de rendimento,saúde e  estético.

OUTRA DIFICULDADE,  A ANEMIA FERROPRIVA, UMA PREOCUPAÇÃO NÃO APENAS EM DIETAS VEGANS:

Como sabemos, o ferro HEME(presente na carne vermelha), tem uma melhor absorção do que o ferro não HEME(presente nos alimentos de origem vegetais, porém estudos indicam que diferentemente do raciocínio comum, dietas vegetarianas contêm maiores quantidades de ferro do que dietas onívoras. Porém, devemos ficar atentos a presença de fitatos, normalmente presente em grãos, que inibem a absorção do ferro.

Uma estratégia tanto para veganos quanto para não veganos, é juntamente ou logo após uma alimentação rica em ferro, comer alimentos ricos em vitamina C, vitamina C ajuda na absorção do ferro.

 

VITAMINA B12-

Alimentos vegetais não contêm vitamina B12, exceto quando contaminados por microorganismos.  caso necessário, interessante seria uma suplementação dessa vitamina.

 

SUPLEMENTO PARA VEGANOS:

PROTEINA ISOLADO DE SOJA,PROTEINA ISOLADO DO ARROZ,PROTEINA DA ERVILHA, EXISTEM TAMBÉM BCAAS DE ORIGEM VEGETAL.
Portanto , um bom nutricionista consegue criar boas estratégias para pessoas veganas ,atingindo facilmente seus objetivos e melhorando saúde e rendimento.

 

OBSERVAÇÃO: INFELIZMENTE POSSUEM POUCOS ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE ESSA ÁREA,PRINCIPALMENTE RELACIONADO AO ESPORTE.

 

PARA TERMINAR, AI VAI UMA FRASE DE REFLEXÃO:

 “Por que fazer tanta diferença, sob o ponto de vista da sensibilidade, entre os homens e os animais? (...) Por que não deveriam ter os mesmos direitos? (...) [H]ouve um tempo – lamento dizer que em muitos lugares ele ainda não passou – no qual a maior parte da nossa espécie, sob a denominação de escravos, foram tratados pela lei exatamente no mesmo pé que, por exemplo na Inglaterra, as raças animais inferiores ainda são tratadas hoje. Pode vir o dia em que o resto da criação animal adquira aqueles direitos que nunca lhes deveriam ter tirados, se não fosse por tirania. (...) ((BENTHAM, 1979)”

 

Instagram:@rafatumani

Pagina no facebook: https://www.facebook.com/tumaninutri/?fref=ts

 

REFERÊNCIAS:

http://www.veggietal.com.br/artigos/

https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/viewFile/1807-1384.2013v10n1p237/24902

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=34:vegetarianismo-em-pediatria&catid=1:infancia&Itemid=200011

http://www.megacurioso.com.br/animais/75382-veganos-quem-sao-o-que-comem-o-que-nao-fazem-descubra-agora-mesmo.htm

http://www.musculacaovegana.com.br/suplementos/

http://www.ivu.org/portuguese/trans/vrg-b12.html

http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf

http://www.nutricaoesportivabrasil.com.br/#!Estrat%C3%A9gia-nutricional-para-atletas-vegetarianos/c1h8v/1

bottom of page